Logo

Novidades

10 dicas da nutri Fernanda Paulucci para emagrecer e manter a saúde em dia!

10 dicas da nutri Fernanda Paulucci para emagrecer e manter a saúde em dia!

1. Coma apenas quando sentir fome

Algumas pessoas vão precisar comer a cada 3 horas, outras vão se beneficiar com apenas 3 refeições no dia, quando não vão precisar de um jejum intermitente. Isso vai depender do seu perfil metabólico e só um bom nutricionista para avaliar isso em consulta.   

 

2. Varie o cardápio

Experimente vegetais, brotos e folhas que não sejam só as suas preferidas.

 

3. Aposte nas frutas de baixo índice glicêmico ricas em flavonoides, carotenoides e polifenóis.

Dica: coma três frutas no seu dia (1 tipo de berry, 1 rica em gorduras, e uma da sua escolha com semente de chia). Preferência com bagaço. Vale lembrar que a fruta do suco verde entra na CONTA. 

4. Tome água!

Coloque seu celular para despertar a cada 30min, assim você não se esquece de hidratar-se. A cada despertar, 100ml já são suficientes! Se você não gosta, vá de chás claros sem cafeína, são ricos de fitoquícos benéficos ao corpo!

 

5. Coma saladas antes das refeições

Abuse da cor verde escura. Ingerir folhas estimula hormônios sacietógenos, não só pelas fibras, mas pela presença da clorofila! Quanto mais pigmento, maior será a sensação de plenitude. E quanto maior a mastigação, mais você libera os fitoquímicos e enzimas dos vegetais, melhor será sua digestão, além de dar tempo  para o sistema nervoso comandar aquela compulsão da fome, evitando exagerar no prato principal. 

 

6. Tempere com ervas, especiarias secas, alho, cebola, alho poró, gengibre ou qualquer talo aromático natural.

Abuse dos temperos naturais! Além de conseguirmos uma explosão de sabores com a combinação certa entre eles, fornecemos muitos compostos antioxidante com capacidade protetora, anti-iflamatória, detoxificante, bactericida, antifúngica, entre outras propriendades benéficas ao organismo.

 

7. Fique longe das frituras e óleos refinados

Opte por alimentos refogados, grelhados, no vapor, assados e cozidos. Troque esse óleo de canola, milho e girassol pelo azeite extra virgem de vidro escuro ou óleo de coco. Acredite, esse óleo vegetal refinado mesmo em dietas saudáveis, vai causar inflamação e dificuldade da perda de gordura corporal. 

 

8. Evite refeições volumosas (a não ser que seja de folhas e vegetais)

Especialmente à noite, seu corpo começa a desacelerar, mudar os hormônios liberados. Isso vai deixar você mais ligado, sem sono, com a digestão prejudicada, vai inibir a produção correta de determinados hormônios que nos ajudam a equilibrar o perfil de gordura corporal.

 

9. Exclua do seu cardápio produtos alimentícios e introduza alimentos de verdade!

Embutidos, carnes processadas, maionese, creme de leite, farinhas, produtos industrializados, açúcar refinado, sal refinado, temperos com glutamato monossódico, bebidas alcoólicas, bebidas prontas, sucos de caixinha, doces elaborados, bolachas, salgadinhos e guloseimas infantis. Fuja do diet e light!

 

10. Monte seu prato sem imaginar que vai ficar com fome!

1 prato de folhas variadas e brotos. ½ do prato de vegetais refogados, ¼ de proteína e ¼ de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico.


Autor
Sobre a Autora | Dra. Fernanda Paulucci

Nutricionista formada pela São Camilo há 8 anos. MBA na escola de administração de empresas FGV EAESP - Fundação Getúlio Vargas. Especialização em nutrição esportiva e em fitoterapia pela VP. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional. Além de participar ativamente de congressos e cursos de extensão no Brasil na área clínica funcional.

Experiência também em oncologia, doenças auto imunes/degenerativas, obesidade, diabetes, incluindo adultos, gestantes e crianças. Todo paciente é tratado de forma individualizada, sempre com respaldo médico de grandes profissionais da clínica onde atua.

Deseja ter um cardapio personalizado, detalhado, com opções pré-estabelecidas?

Sim, eu quero